quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vai um milkshakespeare aí?


Era quase meio dia .. passei na catraca do ônibus, sentei-me e começei à ler uns poemas de Fernando Pessoa. Em meu mundo particular as palavras eram: "..minha loucura, outros que a tomem com o que nela ia. sem a loucura que é o homem mais que a besta sadia, cadáver adiado que procria?.." (página 15 do livro Mensagem).

À todo instante um grupo de "estudantes moderninhos", corrompiam minha atenção falando em voz alta sobre: "..pênis, camisinha, baladinha, professor burro, crédito para celular, gel para o cabelinho, o terás de mais tarde.."

Quanta imbecilidade, certamente não sabem nem o que significa igualitarismo!

Lembrei-me do que já havia lido à tempos atrás sobre superego .. cujo três objetivos são: Inibir impulsos contrários ao da consciência moral; Forçar o ego à se comportar de maneira moral; Conduzir o indivíduo à perfeição em gestos, pensamentos e palavras;

Ou seja, desconfio que o pobre superego desses garotos devem encenar James Bond ou então, esta muito reduzido .. seriam eles psicopatas? .. Ora, qualquer situação seria melhor do que ser parvo por opção! Eu gostaria de entender qual é a ideologia dessa juventude que aceitam caras com um rosto bonitinho e uma guitarra de enfeite enquanto cantam em falcete, sem nenhuma vocação!

Esperam anciosos o "show" de pagodinho de todo sábado sagrado .. Deus me livre disso .. Mal sabem que o materialismo dialético dá um samba agitado: "Olha a classe operária aí geeeente"!!

Parodiando Nietzsche, particularmente "idolatrado" e eis aqui um pecado, segundo os dez mandamentos, revela em suas obras retoricamente poéticas, enfeitadas por metáforas e antropomorfismos, que a Teologia, à qual fala-se do homem dos últimos quatro milênios é apenas demasiados enganos .. afinal, segundo ele: "..mas tudo veio à ser; não há fatos eternos: assim como não há verdades absolutas.."

Ainda falando de Nietzsche, quem o aprecia sabe o quanto ele ainda influência a filosofia moderna (basicamente introduzir conceitos de sentido e de valor) .. quais seriam as teorias dele diante de tanta obrigação de "curtir a vida adoidado", como se fosse obrigação se vender à algum prazer, sem estímulo algum, somente por estar na moda .. como a ceia do natal à meia noite e o carnaval em quatro dias!

Sabe .. talvez eu me pareça com essa juventude tosca que eu tanto critico .. vejo as meninas usando aquelas pulseirinhas "verde, vermelha e amarela" .. sei o significado disso, tanto quanto Bob Marley sabia e também bebo, não para comemorar os gols do time da vez .. e sim: ".. para me explorar me queria sempre bêbado de gin .." (amado Belchior)!

Poderíamos substituir tudo isso por uma garçonete estilo Marilyn Monroe à nos dizer: - Vai um milkshakespeare aí? - Sim .. Duplo!

Sinto-me abduzida pelo ermo .. solidão me apetece .. sozinha, sinto-me protegida por fantasmas.. Lispector disse que "a vida começa com um sim: uma célula diz sim a outra célula. eis a vida". Auta de Souza, morreu jovem aos 24 anos e escreveu um único livro: O horto. Agradou Olavo Bilac que como critica escreveu: "..o labor pertinaz de um artista, transformando as suas idéias, as suas torturas, as suas esperanças, os seus desenganos em pequeninas jóias..".

As pessoas falam de Beauvoir e Sartre como se entendessem sobre eles .. grande equívoco imperdoável .. quem se atrai com a generosidade intelectual de ambos, bem sabe que se não fosse "Maheu", (grande amigo de Sartre), ter insistido para Beauvoir se render à um encontro, eles jamais seriam um casal .. Beauvoir mandou até sua irmã ao primeiro encontro, o que deixou Sartre furioso .. Interessante como os intelectuais sabem que amam, mesmo que, platônicamente .. ainda bem que Beauvoir aceitou!

Sendo eu um "animal que faz listas" (não me lembro onde li isso) .. Kurt Vonnegut esta no topo! Há quatro anos sinto saudades .. ele nos deixou uma obra de 30 romances .. e você, quantos já lêu?!

Fechando esses pensamentos soltos, deixo o site oficial do meu escritor preferido .. http://www.vonnegut.com/
_______________________________________________________